Universidade de Brasília recebe estudante de instituto francês

O aluno, que cursa fisioterapia na França, está acompanhando aulas na Faculdade de Ceilândia e estágio no CETEFE

Por Taise Côrte (ADM-NTAAI)

A Universidade de Brasília recebe, neste segundo semestre do ano, um aluno do Institut de formation en masso-kinésithérapie (IFMKD), da França. Laurent Xavier é estudante de Fisioterapia e passará cinco semanas acompanhando aulas no Campus de Ceilândia e, em estágio, na Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE). Xavier se interessou pelo intercâmbio na Universidade de Brasília por meio de um professor francês que lhe aconselhou a procurar o professor da UnB Emerson Fachin: “Eu sempre quis fazer um estágio em uma área que envolvesse neurologia e esporte e, ao contatar o professor Emerson, fiquei fascinado pelo trabalho dele. Como a UnB e o IFMKD possuem parcerias de intercâmbio, agarrei essa oportunidade”, conta.

Para o professor Emerson Fachin, essa interação é um marco no curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília, que internacionaliza o curso de graduação com essa iniciativa: “A formação do fisioterapeuta na França é bastante diferente da nossa e a troca de experiências entre estudantes brasileiros com o estudante francês pode enriquecer a formação de ambos”, destaca.

No Cetefe, Xavier acompanha o trabalho de pesquisa do grupo Ema Fes-Cycling, do Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação (NTAAI). O Fes-Cycling tem como objetivo produzir conhecimentos, inovações e desenvolver protocolos de intervenção e tecnologias que contribuam para a prática paraesportiva assistida de ciclismo com eletroestimulação. Quando questionado sobre as expectativas a essa passagem no Brasil, ele responde com entusiasmo: “Estou muito feliz em compartilhar experiências em um projeto inovador e, ainda mais, no país que sedia os jogos olímpicos. Espero aprender, observar e praticar tudo que tenho visto no estágio, pois será enriquecedor para minha formação profissional”.

Todo o grupo do NTAAI dá boas-vindas ao estudante Xavier e torce para que sua estadia na Universidade de Brasília seja de grande aprendizagem.